Recentemente uma paciente me perguntou se havia benefícios em adiar o tratamento. Ela tinha um caso parecido com esse da foto acima.
E aí? Vale a pena adiar ou deve tratar?
A tendência de uma veia doente é tornar-se mais dilatada, alongada e tortuosa. Vasinhos (telangiectasias) não irão se tornar varizes. Mas podem aumentar em quantidade. E veias verdes que hoje podemos tratar com métodos menos invasivos, talvez, no futuro, precisem de cirurgia.
A doença venosa é progressiva, ou seja, piora ao longo do tempo. E além disso, com a idade há aumento da incidência de varizes.
Portanto, não tratar não traz benefícios e ainda há o risco de complicações com a evolução da doença como feridas e alterações de pele.
Mas vale a pena lembrar que o tratamento não se resume a procedimentos para tratar as veias visíveis. Tão importante quanto são as mudanças no estilo de vida. Atividade física, controlar o peso e uso de meias de compressão.
Agende sua consulta e venha cuidar da sua saúde vascular!
Espero você aqui na clínica!
Dra. Catarina Almeida
📌 Rua Padre Roma, número 120, sala 1606. Tamarineira. Recife – PE.
☎️ Telefones:
(81) 973154248
(81) 33147144
#dracatarinaalmeida #recife #varizes