“Eu estou na terceira idade. Posso tratar as varizes?”
“Tenho mais de 60 anos. É tarde para tratar as varizes?”
“Minha mãe é idosa. É seguro passar pelo tratamento de varizes?”
Via de regra, não existe contraindicação por conta da idade, mas, acima dos 70 anos, a depender do que a paciente precise fazer, eu sempre avalio o risco-benefício do procedimento.
Caso ela tenha uma doença vascular grave, com forte impacto na saúde e qualidade de vida, geralmente o tratamento é recomendável, sempre mantendo todos os cuidados de adequação e segurança.
Entretanto, se a queixa for puramente estética e houver a necessidade de realizar muitos procedimentos cirúrgicos, o protocolo deve ser ainda mais criterioso e a decisão precisa ser tomada juntamente com a paciente, considerando os prós e contras das intervenções.
Vale destacar que os riscos de complicações são mínimos e as graves são raríssimas, entretanto, se a idade for avançada ou a paciente tiver comorbidades, tudo isso deve ser pesado.
Por vezes, é melhor realizar procedimentos mais simples, menos invasivos e cujos resultados durem menos para aumentar a segurança e conforto nesses casos.
Resumindo: não dá para fechar uma resposta definitiva. O mais indicado é agendar a consulta, pois cada paciente é único e cada caso é um caso.