Sabia que a maioria das cirurgias de varizes são feitas com anestesia local e uma leve sedação?
Mas como é possível isso, gente?
Nós temos um leque de opções de tratamento para varizes e buscamos sempre tratar o paciente da forma menos agressiva e mais efetiva.
Além disso, as novas tecnologias como o laser endovenoso e a radiofrequencia para o tratamento das safenas permitem o uso da anestesia local para o procedimento.
E isso tem várias vantagens. Em casos de cirurgias no hospital, a alta é precoce. Após a cirurgia, em 2 a 4 horas o paciente pode ir para casa. O paciente anda muito mais rápido, pois não há bloqueio anestésico para movimentação das pernas. Menos risco de trombos. E evitamos outras complicações possíveis relacionadas a outras técnicas de anestesia.
Claro que a escolha da anestesia depende do paciente e suas características, a quantidade de veias a serem tratadas e tipo de técnica utilizada. Em cirurgias maiores, se não pudermos utilizar a anestesia local, fazemos um bloqueio anestésico com raquianestesia ou peridural. E, ao contrário do que muitos pacientes pensam, é uma anestesia segura, que não vai prejudicar sua coluna e permite alta no mesmo dia da cirurgia na maioria dos casos.