Existe o mito de que em pele morena não podemos fazer tratamentos de varizes. Isso não é verdade. Porém são necessários alguns ajustes e cuidados extras antes e após o tratamento.
A pele morena tem risco maior de manchas após qualquer procedimento e de queimaduras com o uso do laser. Tratar vasinhos com laser pode ser uma limitação. Isso acontece também em peles bronzeadas. Por isso, recomendamos evitar Sol alguns dias antes e após os procedimentos. Além de manter sempre a pele hidratada.
Mas ajustando os parâmetros do laser para proteger a pele, é possível realizar o tratamento associado a escleroterapia. O que pode acontecer é, por segurança, um tratamento um pouco mais lento do que em peles mais claras.
E, na minha rotina, faz parte do preparo o uso medicações. Costumo iniciar por via oral uma semana antes do tratamento e, a depender da evolução, pode ser preciso associar outras medicações tópicas.
A gente tem que lembrar sempre que manchas são complicações possíveis em qualquer tratamento de varizes e em qualquer tipo de pele. Podem ocorrer em até 30% das pacientes mesmo a gente fazendo tudo certinho. Mas a boa notícia é que a maioria irá desaparecer em até 6 meses sem precisar de nenhum tratamento específico.