Essa é uma dúvida frequente das pacientes que tem indicação de cirurgia de varizes.
“Mas, doutora, eu preciso me organizar para o repouso após a cirurgia!”
Na verdade, o tempo de recuperação após uma cirurgia de varizes depende da quantidade de veias tratadas e da técnica utilizada.
Muito antigamente, a maioria das cirurgias de varizes incluíam a retirada da safena por safenectomia (extração da safena de forma convencional). Nesses casos, o pós operatório é mais chatinho e longo. Há mais formação de hematoma e dor, as pacientes levam mais tempo para se recuperar e retomar as atividades normais. Talvez daí venha o mito da recuperação e repouso.
Essa não é mais nossa realidade hoje.
Na grande maioria dos casos, a recuperação ocorre em poucos dias.
Caso haja necessidade de tratar as safenas, temos a opção de usar o laser endovenoso (que não há necessidade de repouso e o tempo de recuperação é mínimo), podemos usar anestesia local e ainda fazer o tratamento de forma ambulatorial (sem internação).
Outra cuidado em relação ao repouso é o risco de trombose. Quanto mais tempo deitada e sem movimentar a perna, maior o risco de trombose venosa profunda. Minha orientação as minhas pacientes é que andem no mesmo dia, mantenham as meias de compressão e, enquanto estiverem deitadas, movimentem as pernas para diminuir o risco de complicações.
Então, se você está adiando seu tratamento cirúrgico com receio do tempo da recuperação, saiba que se tiver uns dias livres consegue fazer a cirurgia. Mesmo que tenha necessidade de tratar as safenas.
E você sabia disso? Já operou? Como foi sua recuperação. Me conta nos comentários!