Todo mês recebo pacientes com queixa de manchas nas pernas.
Muitas vezes a mancha não existe. A paciente se queixa de vasos que parecem manchas e, quando passamos o dedo, vemos a lesão esvaziar e reencher.
Outros casos, são estágios mais avançados das varizes com alteração de pele. É o que chamamos de dermatite ocre. Essa mancha tem características bem particulares e seu diagnóstico é clínico. Não precisamos de nenhum exame extra ou especial para fechar o diagnóstico.
A “mancha das varizes” é bem mais comum na parte inferior das pernas, no lado de dentro dos tornozelos. Geralmente, está relacionada a varizes e associada a pele espessa, descamação, coceira ou feridas.
E é possível clarear as pernas? Sim. Ideal é tratar as varizes antes e, a seguir, iniciar o tratamento com cremes que podem ser associados ao laser para clarear as lesões.
Recebi recentemente dois pacientes homens com queixa de manchas escuras e difusas nas pernas. Um deles tinha manchas desde criança. Foram encaminhados como portadores de varizes. Mas ambos tinham a pele boa, nenhum sintoma venoso ou varizes visíveis. E ao examinar e após o ultrassom vascular, vi que não se tratava de doença venosa e encaminhei os dois para seguir investigação e tratamento com colegas dermatologistas.
Existem outras casuas de manchas escuras nas pernas como vasculites, uso de medicações, outras dermatites (inflamações da pele), púrpuras, passado de erisipelas. Nem toda mancha na perna é de causa vascular. 😉