Conforme prometido, vamos conversar sobre o tratamento do liPedema.
Segundo a literatura atual, existem dois pilares principais para o tratamento do liPedema.
O primeiro é para tratar o possível edema secundário. Para isso recomenda-se a FISIOTERAIPA COMPLEXA DESCONGESTIVA (FCD). Estudos sugerem que com esse tratamento é possível controlar o inchaço e reduzir a formação de hematomas espontâneos típicos das pacientes com lipedema. Há uma redução do volume do membro pelo controle do edema, porém não diminui a deposição anormal de gordura.
A FCD é a associação drenagem linfática manual, cuidados de pele, compressão e exercícios miolinfocinéticos. Semelhante ao tratamento que usamos para linfedema.
Em casos mais avançados, o tratamento cirúrgico com lipoaspiração é uma opção. Há um debate se a melhora após a cirurgia é apenas estética ou se há melhora dos outros sintomas. Além disso, não custa lembrar, manter o peso ideal, atividade e meia elástica também ajudam para evitar aumento do membro por outras causas.
Se você ainda tem dúvida sobre lipedema, deixe seu comentário abaixo.
#dracatarinaalmeida #lipedema
Artigos de referências:
Lipedema—An update https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/dth.12805
Lipedema: A Review of the Literature https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1534734614554284?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed