Recentemente recebi uma mensagem de uma amiga preocupada com uma conhecida que está grávida e as varizes pioraram muito com a gestação. Isso é bastante comum.
Com a gravidez, o corpo da mulher muda para se adaptar ao bebê e se preparar para o parto. Aumento do volume de sangue, ganho de peso, alterações hormonais… Várias dessas adaptações facilitam o aparecimento de varizes.
Até o nascimento do bebê, o tratamento indicado é clínico. Uso de meias, drenagem linfática, elevar as pernas, controle do peso, evitar longos períodos de pé ou sentada, atividade física se não houver contraindicação e medicações para as pacientes que não melhoraram com esses cuidados. Nesse período, vamos tratar apenas complicações se houverem. Mas não há dados na literatura que nos permitam tratar as varizes durante a gestação sem rico para o bebê. Além de que, a chance de complicações como trombose é maior na mulher grávida.
Mas calma que temos uma boa notícia!
Após o parto, a maioria desses vasos vão sumir ou diminuir de tamanho. E, após 4 a 6 meses, é possível tratar o que não regrediu com menos risco de complicações e manchas.
Gostou? Então não deixe de compartilhar para informar quem precisa. 🥰