Não.
É verdade que a espuma é um tratamento para varizes extremamente versátil e que uso em muitas pacientes como complemento do tratamento com frequência. Geralmente, para tratar uma lesão mais resistente ou em situações bem específicas.
Nós produzimos a espuma a partir de uma mistura de um agente esclerosante com ar. Esse líquido tem diferentes concentrações (força) e por isso podemos tratar veias de diferentes tamanhos – desde vasinhos a safenas.
Existem outras vantagens como não precisar de repouso, internação ou cirurgia. Mas a espuma não é a melhor opção sempre e na maioria dos casos não vai evitar a cirurgia.
Quando comparamos com a cirurgia, o resultado da espuma geralmente é inferior. Existe a possibilidade de recanalização (voltar a circular sangue na veia após um tempo – principalmente veias grossas) e maior chance de manchas e matting.
Na foto abaixo, mostro 3 casos distintos onde usei a espuma. Uma veia mais profunda com menor chance de manchar; uma veia resistente ao tratamento que exigiu uma escleroterapia mais potente e arriscada; e uma paciente idosa com alto risco para cirurgia. Veias profundas e pacientes de alto risco para mim são as melhores indicações de espuma.
Por isso, apesar da maioria dos pacientes procurarem o tratamento de espuma, nem sempre iremos atender esse desejo. Tudo depende da necessidade da veia a ser tratada.
Você também é fã da espuma para tratar varizes?
#ESPUMA #espumadensa #espumaparavarizes #dracatarinaalmeida #Recife