O lipedema é uma condição crônica caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura, mais frequentemente nas pernas e, em alguns casos, nos braços.
É uma condição, que afeta quase exclusivamente as mulheres, e é frequentemente confundida com inchaço, obesidade ou linfedema. Mas na verdade é uma doença com características e necessidades completamente diferentes.
O lipedema está associado a inflamação e essa inflamação é responsável pelos sintomas e o aumento de volume das pacientes.
Essa condição ocorre pelo acúmulo desproporcional de gordura no subcutâneo associado comumente a dor, aumento da sensibilidade local e facilidade para hematomas. O lipedema geralmente acomete os dois membros, ou seja é simétrico, e isso ajuda a diferenciá-lo de outras condições.
Além do desconforto físico, o lipedema leva a significativos impactos emocionais nas mulheres acometidas que não se reconhecem no próprio corpo.
Pela literatura atual, acredita-se que o lipedema tenha uma forte ligação com fatores hormonais, pois ele se inicia ou piora durante períodos de flutuações hormonais importante na vida da mulher como a primeira menstruação, gravidez e menopausa. E deve haver também um componente genético, uma vez que podemos identificar casos de lipedema em mães e filhas.
O tratamento do lipedema é multidisciplinar. Realizado em conjunto com cirurgião vascular, nutrólogo, endocrinologista, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e cirurgião plástico.
Está indicado para as pacientes com lipedema:
- Terapia de Compressão através do uso de meias para controle da inflamação, dor e inchaço.
- Cirurgia com lipoaspiração para remover o excesso de gordura nas áreas afetadas nas pacientes que já estão em tratamento clínico e sem inflamação.
- Dieta e Exercícios são fundamentais para que a paciente tenha um estilo de vida saudável, controle ou perca peso e reduza a inflamação associada ao lipedema.
- Fisioterapia com drenagem linfática para combater o inchaço e melhorar a circulação das pernas.
Consulte um cirurgião vascular para um plano de tratamento personalizado.
É possível ser portadora de lipedema e ter qualidade de vida.