Essa queixa é mais comum entre mulheres e pode estar relacionada ao período menstrual, a questões posturais por longos períodos de pé ou sentada, a dieta, uso de medicações, varizes ou problemas mais sérios como trombose venosa profunda.
Duas coisas são importantes quando temos as pernas inchadas: a primeira é descartar trombose venosa profunda, pois essa pode ser uma doença com complicações graves como a embolia pulmonar; e, segundo, tratar o inchaço.
Mesmo que você não perceba que as pernas estão inchadas ou não se incomode com o edema, a longo prazo esse inchaço pode levar a alterações na pele como fibrose, alteração da coloração deixando a área mais escura, pele seca e até feridas.
Isso acontece porque quando o líquido que causa o inchaço extravasa para a pele, ele não vai sozinho. Substâncias inflamatórias também vão para fora dos vasos e podem levar a essas complicações descritas acima e deixam o tratamento mais difícil.
Procure seu médico para saber a causa do inchaço e faça sua parte durante o dia: movimente-se, pratique atividade física regularmente, use meia de compressão prescrita pelo seu médico de confiança, controle o peso e, em casos de exceção, pode ser que você precise de medicação.