Varizes após a cirurgia: qual a causa?

Picture of Dra. Catarina Almeida

Dra. Catarina Almeida

Médica especializada em Cirurgia Vascular, Endovascular e Tratamento de Varizes.

Evitar o surgimento de novas varizes após a cirurgia é um desafio para o cirurgião vascular. Apesar de todos os avanços no diagnóstico e novas técnicas de tratamento, o aparecimento de novas varizes acontece em mais de 80% dos pacientes tratados.

A causa dessa recidiva não é totalmente esclarecida. Mas sabemos que existem ao menos 3 diferentes tipos de varizes que podem surgir após o tratamento:

  1. Varizes residuais: já existiam na época do tratamento e não foram tratadas.
  2. Varizes recorrentes: são veias que voltam a aparecer após o tratamento porque reabriram ou por complicações após o tratamento.
  3. Novas varizes: veias que surgem em locais onde não haviam varizes na época do tratamento.

Falha na escolha da técnica utilizada ou surgimento de novos vasos (neovascularização) na área da remoção das veias estão associados a recorrência das varizes.

Já as novas varizes surgem, pois a doença venosa crônica não tem cura. Seu tratamento dever ser realizado durante toda a vida com visitas periódicas ao seu vascular para manter o resultado

QUEM TEM MAIOR RISCO DE NOVAS VARIZES APÓS O TRATAMENTO?

Pacientes acima do peso, com sinais de doença venosa crônica avançada (alterações de pele e ferida), do sexo masculino, com comprometimento do sistema venoso profundo e que não aderem ao tratamento clínico tem risco maior de recidiva da doença.

Por isso, mantenha seu acompanhamento e siga firme no tratamento clínico com controle do peso, uso de meias e atividade física!

Gostou deste post? Compartilhe:

Quer receber novidades?

Receba dicas para a prevenção e tratamento de varizes.

Invalid email address

Últimas do Blog:

Vamos montar o seu plano de tratamento?

Realize o seu sonho de tratar suas varizes sem dor, repouso ou internação.

Agende sua consulta e comece sua transformação.

Agende uma consulta.